Utilizamos cookies propias y de terceros para mejorar la experiencia del usuario a través de su navegación. Si continúas navegando aceptas su uso. Puedes leer más sobre nuestra política de privacidad aquí.

JORNADA / VIDEOCONFERENCIA (Versão em português)

A gestão de prevenção de riscos no trabalho no contexto da internacionalização: Espanha - Portugal

Um grande número de empresas espanholas, como mecanismo de adaptação à redução da procura, optaram por procurar mercados alternativos, fomentando a inovação dos seus produtos e/ou serviços e aumentando a sua presença noutros países.

Consciente das dificuldades que este novo cenário representa para os técnicos de prevenção, a Full Audit adaptou os seus serviços às novas necessidades das empresas espanholas, para que estas possam assegurar também no estrangeiro a correcta gestão da prevenção nas suas operações.

Depois do êxito da sessão prática sobre internacionalização inserida no Ciclo Full Audit de 2011, e conscientes do grande interesse que este tema desperta nos nossos clientes, esta primeira jornada incidirá sobre a análise das particularidades em matéria de gestão da prevenção em Portugal.

A jornada destina-se tanto às empresas espanholas com filiais em Portugal como às empresas portuguesas com filiais em Espanha. O objectivo é aprofundar ideias sobre as similaridades e as diferenças do modelo português no que se refere à gestão da prevenção e propor às empresas presentes nos dois países ferramentas que lhes possam ser úteis.

Informação relevante: apresentar a informação de forma a chamar a atenção sobre estes dados!

Espanha e Portugal são países com grandes similaridades do ponto de vista cultural devido à sua proximidade geográfica. Este factor facilita o movimento ou o intercâmbio de trabalhadores entre os dois países.

  • De acordo com dados do Ministério do Emprego espanhol, em 2012 eram 45649 os portugueses inscritos na Segurança Social espanhola.
  • No que se refere ao destino do investimento português no exterior, em 2008 a Espanha ocupava o segundo lugar com 15,9% do total do investimento português. A Espanha é também um importante investidor em Portugal, país que ocupava a quarta posição no ranking do investimento espanhol em 2008.
  • O PIB per capita espanhol é de 23000 € em comparação com os 16100 € de Portugal. No entanto, a taxa de desemprego é muito superior em Espanha, com 24,10% em Março de 2012 comparativamente com 15,30% para Portugal no mesmo período.
  • No referente aos dados de ocupação por sectores de actividade, é de realçar que o sector terciário em Espanha tem um peso superior comparativamente com Portugal, já que ocupa mais de 73% dos trabalhadores em Espanha, em comparação com uma percentagem de 60% em Portugal. Por outro lado, em Espanha a indústria representa quase 20% da ocupação enquanto que em Portugal alcança os 28%.
  • Relativamente aos dados sobre a taxa de acidentes, em 2008 ocorreram em Espanha 546732 acidentes de trabalho enquanto que em Portugal se registaram 138077 acidentes.

 

PROGRAMA

09:45 - 10:00

Apresentação

10:00 - 10:40

Políticas e linhas estratégicas de prevenção de riscos profissionais em Portugal.

Luís Nascimento – Coordenador-Geral para a Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho do Governo Português

10:40 - 11:20

Responsabilidades em matéria de Prevenção de Riscos no Trabalho e trabalhadores deslocados. Intervenção da Inspecção do Trabalho.

Laura Vela – Corpo Superior de Inspectores do Trabalho e Segurança Social

11:20 - 12:00

Doing business in Portugal: España y Portugal tan lejos y tan cerca. Claves de éxito para realizar negocios y abrir mercado en Portugal.

Marc Ambrock - CEO do Adminex.

12:00 - 12:20

Descanso

12:20 - 13:00

Gestão da prevenção para os trabalhadores deslocados: análise do caso de Portugal, sectores com mais oportunidades, comparação de estatísticas de sini

Elena Castro – Directora da Área Internacional da Full Audit Espanha

13:00 - 13:40

Gestão da prevenção em Portugal: (título provisório) as vantagens de implementar sistemas corporativos de gestão que cumpram os requisitos da lei em E

João Gomes – Auditor da Full Audit Portugal (BWC)

Lugar:

Hotel Tryp Ambassador

Sala Ópera do Hotel Tryp Ambassador. Cuesta de Santo Domingo, nº 5, em Madrid







Objetivo:

Análise do Gestão da prevenção para os trabalhadores deslocados.

Entidad adherida a: